top of page
  • Foto do escritorDanilo España

PABLITO - GUARDIÃO DOS CAJADOS


Entre os passos do Caminho, peregrinos acabam cruzando com importantes personagens existentes nesse trajeto que é pano de fundo para as mais variadas histórias reais...

Tem gente que entende o Caminho como superação, outras como uma maneira de agradecer uma doença que superaram, outras buscam por um milagre. Existem também aquelas que simplesmente querem estar em contato com a natureza ou buscam tempo para refletir, meditar e se conhecer melhor!

As histórias são muitas, e grande parte delas passa por uma casa que fica no Caminho... ou o Caminho fica em sua casa. Lar onde nasceu o espanhol Pablito, hoje com 81 anos.

Conhecido por peregrinos do mundo todo, faz 32 anos que se dedica a receber viajantes em sua casa. Sua missão é fazer cajados e presentear todos que precisem de um. Além disso ensina como caminhar com ele, a posição correta para segurá-lo e como coordenar as passadas para ter a melhor ergonomia na longa travessia. Como se não bastasse, pra aqueles que ainda não carregam a concha-símbolo do Caminho, ele também as dá.


Tudo começou em 1965 quando partiu da porta de sua casa com 2 amigos de bicicleta para fazer o Caminho, ele foi um dos primeiros a realizar o trajeto de bike!


Mas o maior presente de Pablito sem dúvida é o seu tempo dedicado a ouvir os que passam e também contar "causos", histórias e segredos.

Quando passamos por sua casa em Azqueta, Pablito não estava, era fim de tarde, o que fazer? Caminhamos até a próxima cidade e buscamos por acomodação, lá dormimos. Decidimos não prosseguir e sim fazer algo que quase nenhum peregrino faz: voltar. Ouvimos falar tanto de Pablito que nossa jornada não estaria completa sem algumas horas de conversa com ele...


Realmente valeu esperar, Pablito nos deu um cajado especial de árvore de avelã, o brilho da madeira é indizível, parece pintado de dourado. As conchas que também nos deu estão penduradas nas mochilas, e são agora nossos amuletos.

Aprendemos algumas coisas importantes com essa pessoa fantástica, e a mais valiosa foi o poder da generosidade e do amor!


Esse é um personagem de ouro do Caminho de Santiago!!!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page