top of page
  • Foto do escritorDanilo España

A FELICIDADE É FAZER O QUE SE QUER E QUERER O QUE SE FAZ


“A Felicidade é fazer o que se quer e querer o que se faz. E não sonhar sua vida, mas sim viver seu sonho. Não deixe nunca que algo turve a pureza que seu coração emana…"

Você já vai entender de onde tiramos essa frase, acompanhe com a gente:

Uma foto misteriosa nos chamou atenção ao longo de todo o Caminho. Nela um homem barbado segurando um lindo cajado bem em frente à Catedral de Santiago. Para nós ele representava a figura mais pura do verdadeiro peregrino que concretizou o sonho de finalizar a jornada. Sempre nos perguntávamos quem seria aquele personagem cuja foto estava espalhada por cafés, restaurantes, albergues, mercados, etc...


Estávamos em um café no povoado de Acebo, quando entra porta adentro um homem barbado munido com uma pequena mochila, chapéu e um cajado cheio de conchas e flores. Sentimos que ele era familiar... De repente e o dono do café diz: "Pepe, que bom ter você de novo aqui!! Vem me dar um abraço!!" Nos entreolhamos sem acreditar, aquela era Pepe, a figura que vimos em inúmeras fotos, dessa vez em carne e osso...


O que não sabíamos é que entre 1985 e 2014 Pepe percorreu o Caminho 44 vezes!!! É conhecido como "Peregrino de la Rioja", cumprindo esse ano o 29º ano de Peregrinação à Santiago.

Começamos um divertido papo com o super-peregrino que abre sua mochila e começa nos presentear... A frase no início desse post estava escrita em um pequeno cartão, onde ele fez questão de completar com nossos nomes. Fez o mesmo em mini-cabaças personalizadas - um símbolo do Caminho, e a Luah ainda levou de lambuja uma cestinha feita por ele com casca de noz e feijões.

Como tem problemas nas costas e não consegue mais carregar uma mochila com tudo que precisa, Pepe despacha todas as manhãs seus pertences para a cidade de destino e leva uma mochila bem menor apenas recheada desses pequenos presentes que distribui à todos os peregrinos que encontra. Assim os inspira e estimula em suas jornadas.

Esse é o propósito da vida de Pepe! Percorrer 800 km duas ou mais vezes por ano para distribuir lembranças com mensagens de amor à vida, felicidade e fé nos sonhos. Foi muita sorte e um grande privilégio nosso Caminho ter sincronizado com o caminho dele; uma lenda viva que destina seu tempo a motivar os demais, fazer o que ama, espalhar sua luz e contagiar os que estão ao seu redor.

Ultreya!





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page